IORT apresenta novo tratamento não-invasivo contra a dor

blood pressure, clinic, desktop-3524615.jpg

Por Dr. Luiz Fernando Weber e Dr. Paulo Zanetti

As ondas de choque são ondas acústicas de baixa, média ou alta energia que se propagam através do tecido até a região da dor – explica o Dr. Luiz Fernando Weber, especialista em cirurgia da mão, membro superior e microcirurgia.

No IORT, as aplicações são realizadas somente por médicos com treinamento. É indicado nas inflamações crônicas dos tendões e calcificações no ponto de inserção dos músculos ou tendões e no retardo da consolidação óssea.

A quantidade de sessões é recomendada pelo médico. Em geral, são necessárias três sessões, com intervalo de uma semana entre elas, para patologias crônicas. O tempo de aplicação varia conforme a patologia, mas em média as sessões duram 15 minutos.

No início do tratamento o paciente pode sentir algum desconforto, mas que some após alguns minutos.

O resultado tem sido muito bom, com índice de cura excelente na melhora da dor. Trinta dias após a primeira aplicação, 80% dos pacientes sente pouco ou nenhuma dor – revela Dr. Weber.

Entre as vantagens do Swiss PiezoClast estão o tratamento ambulatorial e não invasivo, além dos mínimos efeitos colaterais. O aparelho tem aprovação do Ministério da Saúde do Brasil e da Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos.