A lesão do ligamento cruzado anterior no joelho

O joelho é formado pela união dos ossos do fêmur, tíbia e patela (ou rótula) e constitui a articulação central dos nossos membros inferiores. Além disto,  o joelho funciona semelhante a uma dobradiça, permitindo apenas os movimentos de flexão e extensão.  Esta característica e sua localização central tornam o joelho a principal articulação dos membros inferiores e, ao mesmo tempo, bastante suscetível às lesões traumáticas.

Além dos ossos, os ligamentos, meniscos, cartilagem articular, tendões e músculos são as estruturas anatômicas responsáveis pela estabilidade (firmeza) e congruência articular (encaixe) do joelho. A falta de qualquer uma dessas estruturas (geralmente por lesão e ruptura) acaba por “sobrecarregar” as demais, resultando em mais lesões, inclusive à artrose.

No centro do joelho, encontram-se os ligamentos cruzados, que são dois: o ligamento cruzado anterior (LCA) e o ligamento cruzado posterior (LCP). O LCA é o ligamento que mais comumente se rompe durante os traumas em atividades desportivas, como ofutebol. O mecanismo de lesão do LCA é o trauma torcional, ou seja, quando o corpo “gira” sobre o joelho e a perna, enquanto o pé fica apoiado ao solo – situação esta bastante corriqueira nos campos de futebol.

Na maioria das vezes, a pessoa que sofreu o entorse ouve (ou sente) um estalo seguido imediatamente de inchaço (derrame) ao nível do joelho. O derrame articularocorre pelo acúmulo de sangue, devido à ruptura dos vasos sanguíneos intra-articulares juntos ao ligamento.  Em muitas ocasiões, o derrame é tão grande que há a necessidade de puncionar o joelho para retirar o sangue. Porém, vale lembrar que a aplicação de gelo, envolto em um saco plástico ou pano, imediatamente após o trauma ajuda a inibir o sangramento e diminui a dor.

Passados alguns meses, é muito comum o indivíduo tentar jogar novamente e, então, sofrer novo entorse com agravamento da lesão. A ruptura do LCA leva à frouxidão(instabilidade) do joelho, que acaba sendo sentida nas atividades esportivas e, depois, nas atividades diárias. A instabilidade crônica do joelho pode acelerar o aparecimento da artrose, com desgaste dos meniscos e cartilagem articular.

Por tudo isto, é fundamental buscar a ajuda de um especialista em cirurgia do joelho para o correto diagnóstico e tratamento. Felizmente, a cirurgia para reconstrução do LCA evoluiu muito nas últimas décadas e, hoje em dia, é praticamente toda realizada por videoartroscopia a fim de permitir uma rápida recuperação e retorno às atividades laborativas e esportivas.

Horários

Contato


Telefones:

(55) 3222 3676 / (55) 3225 0077 / (55) 3217 1563

Atendimento por telefone de segunda a sexta das 7h às 19h.

Ortopedistas e traumatologistas

Dr. Cleber Lotti

Dr. Daniel Barros

Dr. Fabiano Pinho

Dr. Fernando Barros

Dr. Luiz Fernando Weber

Dr. Paulo Zanetti

Dr. Vanderson Roso

Dr. Vinícius Orso

Fisioterapeutas

Juliano Nascimento

Sarita Szepanski Ramos