A lesão do ligamento cruzado anterior no joelho

O joelho é formado pela união dos ossos do fêmur, tíbia e patela (ou rótula) e constitui a articulação central dos nossos membros inferiores. Além disto,  o joelho funciona semelhante a uma dobradiça, permitindo apenas os movimentos de flexão e extensão.  Esta característica e sua localização central tornam o joelho a principal articulação dos membros inferiores e, ao mesmo tempo, bastante suscetível às lesões traumáticas.

Além dos ossos, os ligamentos, meniscos, cartilagem articular, tendões e músculos são as estruturas anatômicas responsáveis pela estabilidade (firmeza) e congruência articular (encaixe) do joelho. A falta de qualquer uma dessas estruturas (geralmente por lesão e ruptura) acaba por “sobrecarregar” as demais, resultando em mais lesões, inclusive à artrose.

No centro do joelho, encontram-se os ligamentos cruzados, que são dois: o ligamento cruzado anterior (LCA) e o ligamento cruzado posterior (LCP). O LCA é o ligamento que mais comumente se rompe durante os traumas em atividades desportivas, como ofutebol. O mecanismo de lesão do LCA é o trauma torcional, ou seja, quando o corpo “gira” sobre o joelho e a perna, enquanto o pé fica apoiado ao solo – situação esta bastante corriqueira nos campos de futebol.

Na maioria das vezes, a pessoa que sofreu o entorse ouve (ou sente) um estalo seguido imediatamente de inchaço (derrame) ao nível do joelho. O derrame articularocorre pelo acúmulo de sangue, devido à ruptura dos vasos sanguíneos intra-articulares juntos ao ligamento.  Em muitas ocasiões, o derrame é tão grande que há a necessidade de puncionar o joelho para retirar o sangue. Porém, vale lembrar que a aplicação de gelo, envolto em um saco plástico ou pano, imediatamente após o trauma ajuda a inibir o sangramento e diminui a dor.

Passados alguns meses, é muito comum o indivíduo tentar jogar novamente e, então, sofrer novo entorse com agravamento da lesão. A ruptura do LCA leva à frouxidão(instabilidade) do joelho, que acaba sendo sentida nas atividades esportivas e, depois, nas atividades diárias. A instabilidade crônica do joelho pode acelerar o aparecimento da artrose, com desgaste dos meniscos e cartilagem articular.

Por tudo isto, é fundamental buscar a ajuda de um especialista em cirurgia do joelho para o correto diagnóstico e tratamento. Felizmente, a cirurgia para reconstrução do LCA evoluiu muito nas últimas décadas e, hoje em dia, é praticamente toda realizada por videoartroscopia a fim de permitir uma rápida recuperação e retorno às atividades laborativas e esportivas.

Horários

Contato


Telefones de agendamento do IORT:

Sarita Szepanski Ramos: (55) 3225 0077

Dr. Daniel Barros: (55) 3225 0077

Dr. Fabiano Pinho: (55) 3225 0077

Dr. Fernando Barros: (55) 3217 1563

Dr. Luiz Fernando Weber: (55) 3222 3676

Dr. Paulo Zanetti: 55) 3222 3676

Dr. Vanderson Roso: (55) 3217 1563

Dr. Vinícius Orso: (55) 3225 0077

Dr. Cleber Lotti: (55) 3217 1563