Exercícios de academia que são perigosos para a coluna

Exercícios de academia que são perigosos para a coluna

A musculação pode ser uma grande aliada da coluna, mas a realização de alguns movimentos se executados de maneira incorreta podem causar dores para quem já tem problemas nas costas.

Segundo Dr. Vinicius Orso, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Santa Maria (IORT), o reforço muscular da região lombar, adquirido pelo movimento do levantamento de peso, ajuda a amenizar as dores nas costas, por diminuir a sobrecarga sobre os discos intervertebrais e das articulações da coluna (articulação facetária), já que a musculatura desta região ajuda a estabilizar a coluna, distribuindo mais uniformemente o peso nesta região. Além disso, o reforço muscular alivia a dor neste local por atenuar a pressão sobre os discos intervertebrais e articulações facetárias.

- Porém, o exercício só deve ser feitos após avaliação médica e com cuidado na execução de cada gesto - alerta o médico.

Extensão lombar

O exercício exige esforço da coluna lombar. Só que, na hora de erguer o corpo, acontece uma hiperextensão da coluna, o que aumenta a pressão nas articulações da coluna. Pessoas com problema de coluna devem fazer esta máquina sob orientação.

Agachamento

Na fase mais baixa do movimento, quando o joelho está bem flexionado, a curvatura da região lombar se acentua bastante. Isso, junto com o peso da barra e anilhas, tende a sobrecarregar as articulações facetarias.

Levantamento terra

Se o indivíduo mantém a coluna curvada para frente no momento em que desce ou sobe o tronco segurando a barra, transfere a pressão aos discos intravertebrais. Ao contrário, se estende a coluna em excesso sobrecarrega as articulações facetarias. 

Leg press

Tudo depende da maneira com que se posiciona a lombar.

Se ela ficar muito estendida, a carga empurrada pelas pernas vai repercutir nas articulações caso não mantenha a posição correta na execução do exercício. E, se encurtar para frente, irá agredir os discos.

Rosca concentrada

Quando você fica sentado com o corpo inclinado para frente, enquanto suporta um halter, a pressão sobre as cartilagens que separam as vertebras chega a ser quase duas vezes maior em relação quando se está parado em pé.

 

* Dr. Vinicius Orso é especialista em cirurgia da coluna vertebral, membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Horários

Contato


Telefones:

(55) 3222 3676 / (55) 3225 0077 / (55) 3217 1563

Atendimento por telefone de Segunda a Sexta das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30.

Ortopedistas e traumatologistas

Dr. Cleber Lotti

Dr. Daniel Barros

Dr. Elemar Resch

Dr. Fabiano Pinho

Dr. Fernando Barros

Dr. Francisco Schroeder

Dr. Lorenzo Falster

Dr. Luiz Brito

Dr. Marcel barbieri Freitas

Dr. Paulo Zanetti

Dr. Vanderson Roso

Dr. Vinícius Orso

Fisioterapeuta

Juliano Nascimento