Cuidados com o seu dia-a-dia

fonte: http://www.posturall.com.br/

A primeira dica é baseada no ditado popular “Mente sã. Corpo são”. Portanto busque seu equilíbrio mental e se distancie do estresse da vida moderna.

Se você chegar em casa cansado e com dor, as dicas são: Um banho quente ajuda a relaxar a musculatura das costas. Deite e relaxe: coloque as pernas com os joelhos dobrados sobre uma almofada alta ou sobre vários travesseiros, isto diminuirá a lordose lombar e relaxará a musculatura.

Evite usar salto alto.Para as mulheres os sapatos de salto alto acima de 5 cm aumentam a lordose lombar e devem ser evitados.Para as crianças e adolescentes, o conselho é não usar qualquer tipo de salto, pois as alterações posturais poderão ocorrer de forma definitiva e a prevenção continua sendo o melhor tratamento. Quando se coloca um salto alto a tendência é de se projetar os joelhos para trás, podendo provocar uma frouxidão ligamentar, ou seja, uma vez os ligamentos ficam frouxos (como um elástico frouxo) e não se recuperam mais, deixando os joelhos mais susceptíveis a lesões. Isto repercutirá na postura de toda a coluna, podendo aumentar a lordose lombar e anteriorizar mais a cabeça, além do risco de entorse de tornozelos e joelhos.

Não se descuide da sua DIETA. Mantenha-se dentro do seu PESO IDEAL. Se for o caso peça o auxilio do seu médico ou de um nutricionista, pois o possível sobrepeso também irá sobrecarregar sua coluna.

Exercite-se! Em meio ao corre-corre da vida moderna, a prática regular e orientada de exercícios físicos configura-se vital para a saúde física e psicológica de cada indivíduo. Pessoas ativas resistem mais a doenças, são mais autoconfiantes e menos estressadas. Sugestões: aminhadas: Andar em parques ou jardins em contato com a natureza usando tênis e roupas próprias também é insubstituível na vida de cada um de nós. Está provado que as caminhadas diárias tendem a manter a pressão arterial estável, baixam os níveis de colesterol, melhoram a sua disposição para o trabalho, diminuem a sua tensão emocional e com isso podem contribuir para diminuir a intensidade e/ou a recidiva de suas dores nas costas. Natação (se em piscina aquecida ainda você ainda pode relaxar sua musculatura).

Para a prática da atividade física é preciso que você desenvolva sua consciência corporal. Ouça e sinta o seu corpo. Se necessário, procure atividades que trabalhem com este processo, como R.P.G., Pilates, Tai Chi Chuan.

Não fume. O cigarro, além de todos os malefícios já conhecidos, aumenta o risco de OSTEOPOROSE. Procure ajuda médica e/ou tratamentos alternativos como acupuntura, se necessário.

O melhor exercício para a postura é a própria postura, portanto, cabeça erguida e coluna ereta! Além de melhorar a saúde de sua coluna você irá parecer mais jovem! Cuidado ao corrigir a sua postura. No lugar do tradicional “ peito para fora e barriga para dentro”, a dica é manter o olhar paralelo ao chão. Se você não consegue manter uma boa postura por causa de dor é bem provável que a sua musculatura já esteja adaptada a vícios posturais, neste caso é importante fazer uma avaliação com um fisioterapeuta especialista em postura.

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